O GEAC reúne artistas-pesquisadores do Curso de Graduação em Teatro e Dança do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes/UFU e de outras Instituições e áreas afins que se interessam pelos processos de formação e criação em artes cênicas, a fim de gerar conhecimentos práticos-teóricos-pedagógicos. O GEAC fomenta, desenvolve e inter-relaciona o trabalho de seus pesquisadores em duas linhas de pesquisa, a saber: 1) Processos de Criação Cênica. Pesquisa sobre os processos de criação de espetáculos cênicos e performances. 2) Formação do Artista Cênico - Pesquisa sobre a formação do artista cênico em seus aspectos práticos, teóricos e pedagógicos.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

IV Edição do InterFaces Internacional – Intercâmbio em Artes Cênicas "Sobre técnicas e poéticas nas Artes do Corpo"


A IV Edição do InterFaces Internacional – Intercâmbio em Artes Cênicas "Sobre técnicas e poéticas nas Artes do Corpo" apresenta-se como uma possibilidade de articular e efetivar um aprofundamento sobre as discussões coletivas em torno da cena contemporânea que vem sendo empreendida pelo Grupo de Estudos e Investigação sobre processos de criação e formação em Artes Cênicas (GEAC). Mais precisamente esta edição pretende abordar a questão das técnicas e das poéticas nas artes do corpo a partir de pressupostos do teatro contemporâneo e na abordagem de aspectos como "o trabalho sobre si" e a presença; ainda, visa problematizar a relação de preparação e treinamento corporal na relação da com a potência do sujeito/artista.


PROGRAMAÇÃO

Domingo – 15/09/2013
13h30min - Bloco 5O - UFU
Roda de Conversa com Luiz Fuganti (Escola Nômade de Filosofia/São Paulo) atividade do Programa de Pós-graduação em Artes.
17h - Bloco 5O - UFU
Conferência de abertura: “A produção de si como obra de
arte”, Luiz Fuganti (Escola Nômade de Filosofia/São Paulo)

Segunda – 16/09/2013
9h - 13h - Bloco 3M - UFU
Oficina de formação e aperfeiçoamento para atores, “A CAMINHO DO JARDIM DAS CEREJEIRAS”, coordenada por François Kahn (TEATROdaCAMARA/França), a partir da correspondência entre Anton Tchekhov e Olga Knipper sobre a escritura e a criação de “O jardim das cerejeiras”.
17h
Poéticas de pesquisa (espaço de compartilhamento); Palestra: “O processo criativo do espetáculo VIAGEM A IZU”, François Kahn (TEATROdaCAMARA/França). Mediação: Fernando Aleixo (GEAC/UFU)

Terça – 17/09/2013
9h – 13h
Oficina de formação e aperfeiçoamento para atores, “A CAMINHO DO JARDIM DAS CEREJEIRAS”, coordenada por François Kahn (TEATROdaCAMARA; França). Mediação: Fernando Aleixo (GEAC/UFU)
17h
Poéticas de pesquisa (espaço de compartilhamento); Palestra: "A adaptação do texto literário para o Teatro", François Kahn (TEATROdaCAMARA; França). Mediação: Eduardo de Paula (GEAC/UFU)

Quarta – 18/09/2013
9h – 13h
Oficina de formação e aperfeiçoamento para atores, “A CAMINHO DO JARDIM DAS CEREJEIRAS”, coordenada por François Kahn (TEATROdaCAMARA/França).
17h
Poéticas de pesquisa (espaço de compartilhamento); “Trilhas Encarnadas - poéticas de um percurso de pesquisa a partir do conceito de embodiment”, Paulina Caon (GEAC/UFU). Mediação: Fernanda Bevilaqua (Uai Q Dança)

Quinta – 19/09/2013
9h – 13h
Oficina de formação e aperfeiçoamento para atores, “A CAMINHO DO JARDIM DAS CEREJEIRAS”, coordenada por François Kahn (TEATROdaCAMARA/França).
17h
Poéticas de pesquisa (espaço de compartilhamento); “Atuar fora de si: percursos de entendimento e formação do ator para o teatro de animação”, Mario Piragibe (GEAC/UFU). Mediação: Dorotea Bastos (UFU).

Sexta – 20/09/2013
9h – 13h
Encerramento da oficina de formação e aperfeiçoamento para atores, “A CAMINHO DO JARDIM DAS CEREJEIRAS”, coordenada por François Kahn (TEATROdaCAMARA; França).
17h
Poéticas de pesquisa (espaço de compartilhamento); “Treinamentos: à deriva de procedimentos formais e improvisacionais para os trabalhos de preparação e criação do ator”, Eduardo de Paula (GEAC/UFU). Mediação: Carla Normagna (UFU).

Sábado – 21/09/2013
17h
*Apresentação do espetáculo “VIAGEM A IZU”, do conto Izu no Odoriko (A dançarina de Izu) de Kawabata. Adaptação teatral de François Kahn. Direção e interpretação: François Kahn. Duração: 75min.
Local e horário a confirmar no site do GEAC: www.geacufu.blogspot.com

Domingo – 22/09/2013
17h
*Apresentação do espetáculo “VIAGEM A IZU”, do conto Izu no odoriko (A dançarina de Izu) de Kawabata. Adaptação teatral de François Kahn. Direção e interpretação: François Kahn. Duração: 75min. Local: UFU Monte Carmelo Horário: 17h.
*Recomenda-se que os espectadores levem banquinhos,
almofadas ou tecido para sentar.





Coordenação Geral
Eduardo de Paula e Fernando Aleixo
Comissão organizadora
Membros do GEAC
Bolsista de Apoio Técnico (FAPEMIG)
Nadia Yoshi
Designer Gráfico
Rafael Patente
Outras informações
interfaces.geac@gmail.com
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário