O GEAC reúne artistas-pesquisadores do Curso de Graduação em Teatro e Dança do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes/UFU e de outras Instituições e áreas afins que se interessam pelos processos de formação e criação em artes cênicas, a fim de gerar conhecimentos práticos-teóricos-pedagógicos. O GEAC fomenta, desenvolve e inter-relaciona o trabalho de seus pesquisadores em duas linhas de pesquisa, a saber: 1) Processos de Criação Cênica. Pesquisa sobre os processos de criação de espetáculos cênicos e performances. 2) Formação do Artista Cênico - Pesquisa sobre a formação do artista cênico em seus aspectos práticos, teóricos e pedagógicos.

InterFaces Internacional GEAC: os primeiros quatro anos

O InterFaces é uma das ações do Grupo de Pesquisas GEAC (Grupo de Estudos e Investigações sobre Criação e Formação em Artes Cênicas), cadastrado no CNPq, que reúne vários pesquisadores atuantes na pós-graduação, presentes na comissão organizadora e científica dessa edição. São pesquisadores que tem gerado conhecimentos práticos-teóricos-pedagógicos por meio de suas investigações, fomentando, desenvolvendo e inter-relacionando processos de criação e de formação cênica também em suas orientações. 

Desde sua criação, os pesquisadores do GEAC têm desenvolvido ações para compartilhar os procedimentos adotados em cada pesquisa em desenvolvimento, como as várias edições dos InterFaces internos, nos quais pesquisadores e alunos apresentaram de forma teórica e prática os procedimentos metodológicos de suas pesquisas, por meio de sessões abertas de treinamento e estudo prático e partilha dos procedimentos adotados no decorrer do processo criativo.

Desde 2012 o InterFaces Internacional tem sido realizado periodicamente, sempre contando com convidados nacionais e internacionais que desenvolvem pesquisa sobre os temas abordados em cada evento. Esses temas estão em consonância com as pesquisas desenvolvidas pelos membros do GEAC. 

A primeira edição do InterFaces Internacional aconteceu em junho de 2012. Nessa edição, ocorreu o primeiro encontro do grupo com a pesquisadora e professora Dra. Ileana Diéguez da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM-Cuajimalpa) do México, quando ela proferiu palestras sobre Teatralidades Contemporâneas e Desmontagens e lançou no Brasil seu livro Cenários Liminares, publicado pela EDUFU. Com esse encontro verticalizaram os temas de diversas pesquisas em andamento, gerando a necessidade de outro evento de cunho teórico-prático sobre o tema da desmontagem, que ocorreu em 2013.

Para a III edição, além de Ileana Diéguez, apresentaram desmontagens de seus processos de criação as convidadas Tânia Farias (Oi Nóis Aqui Traveis) e Elizabeth Lopes (USP), assim como vários integrantes do GEAC. Essa edição contou com apoio da Fapemig e teve como desdobramento o dossiê “Desmontagem”, publicado na revista eletrônica Rascunhos: caminhos da pesquisa em artes cênicas, além do desenvolvimento de pesquisas de Mestrado e de Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema. 

Ver: (http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/issue/view/1148). A continuidade da pesquisa sobre desmontagem também se reflete na presente edição, pois será um dos dispositivos utilizados durante a VII edição para o compartilhamento das pesquisas dos artistas-docentes convidados e dos inscritos para apresentar comunicação.

O II InterFaces (2012), Cena contemporânea argentina, contou com vários pesquisadores nacionais como André Carrera (UDESC), assim como a pesquisadora argentina Julia Elena Sagaseta (UNA-Argentina) e o artista Emilio Garcia Webbi (Argentina) que realizou palestra e uma oficina sobre direção. Esta edição foi um desdobramento do pós-doutorado de Narciso Telles, membro do GEAC, e gerou publicação sobre o tema com textos dos pesquisadores convidados (no prelo).

A IV edição (2013) teve como tema Técnicas e poéticas nas artes do corpo e aconteceu em Uberlândia e Monte Carmelo na abordagem de aspectos como "o trabalho sobre si" e a presença, problematizando a relação de preparação e treinamento corporal na relação com a potência do sujeito/artista. Contou com a conferência " A produção de si como obra de Arte" com Luiz Fuganti da Escola Nômade de Filosofia; palestra, oficina e espetáculo de François Kahn (França).

A V edição (2014) teve como tema a Voz e Rituais, contando com palestras, ateliês e conferências com Maud Robart (França), Thibaut Garçon (França), Nara Kaiserman (UNIRIO), Alba Lirio (RJ), Maria Thais Lima Santos (USP-SP), Tatiana Motta (UNIRIO). Parceria: UFU, USP, UNICAMP e Programa Ateliês em Artes Cênicas (PROEXT MEC A III 2013).

A VI edição (2015) do InterFaces teve como foco a linguagem da Máscara e contou com convidados brasileiros e italianos (Donato Sartori e Paola Piizzi) que são referências da área, em palestras, oficinas, open space, desmontagens de processos de criação e exposição das máscaras do acervo da UFU. Essa edição contou com a parceria da Unesp e UFAL e apoio da Fapemig e Capes. 

O VII InterFaces Internacional – Performance e pedagogia: poéticas e políticas do corpo, que acontecerá entre 10 e 12 de junho de 2016 traz, na base de discussão de seu projeto, a memória de suas edições anteriores. A presente edição insere as práticas e reflexões dos pesquisadores do GEAC no campo da performance dentro de um contexto mais amplo buscando parcerias interinstitucionais (UEL, UFRJ, UFS, UNESPAR e USP) com artistas-docentes que tem trajetória respeitada de pesquisa e práticas artístico-pedagógica sobre o tema, além de convidadas internacionais. 

A meta, com o compartilhamento das experiências dos convidados e membros do GEAC, é o aprofundamento de pesquisas em andamento, permitindo qualificar as pesquisas de docentes e discentes envolvidos no projeto Performance e Memória que, durante o evento, apresentarão a mostra Trans[ações], contendo atividades realizadas pelo grupo nos últimos cinco anos no MUnA. 

O evento tem como público alvo artistas-docentes, pesquisadores e alunos da pós-graduação, visando intercâmbios dos alunos da pós-graduação (PPGAC e PROF-ARTES) com outros artistas, pesquisadores e professores do Brasil e do exterior. A precisão é de 100 participantes nas atividades de comunicações/desmontagens, nas palestras e atividades artísticas.

Pretende-se chegar a alguns produtos como publicação das reflexões oriundas do evento, um mapeamento do ensino da performance em instituições brasileiras, vídeos das ações realizadas pelo grupo disponibilizado em acervo digital e divulgação da pesquisa em congressos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário