Desde sua criação, os pesquisadores do GEAC têm desenvolvido ações para compartilhar os procedimentos adotados em cada pesquisa em desenvolvimento, como as várias edições dos InterFaces internos, nos quais pesquisadores e alunos apresentaram de forma teórica e prática os procedimentos metodológicos de suas pesquisas, por meio de sessões abertas de treinamento e estudo prático e partilha dos procedimentos adotados no decorrer do processo criativo.
Desde 2012 o InterFaces Internacional tem sido realizado periodicamente, sempre contando com convidados nacionais e internacionais que desenvolvem pesquisa sobre os temas abordados em cada evento. Esses temas estão em consonância com as pesquisas desenvolvidas pelos membros do GEAC.
A primeira edição do InterFaces Internacional aconteceu em junho de 2012. Nessa edição, ocorreu o primeiro encontro do grupo com a pesquisadora e professora Dra. Ileana Diéguez da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM-Cuajimalpa) do México, quando ela proferiu palestras sobre Teatralidades Contemporâneas e Desmontagens e lançou no Brasil seu livro Cenários Liminares, publicado pela EDUFU. Com esse encontro verticalizaram os temas de diversas pesquisas em andamento, gerando a necessidade de outro evento de cunho teórico-prático sobre o tema da desmontagem, que ocorreu em 2013.
Para a III edição, além de Ileana Diéguez, apresentaram desmontagens de seus processos de criação as convidadas Tânia Farias (Oi Nóis Aqui Traveis) e Elizabeth Lopes (USP), assim como vários integrantes do GEAC. Essa edição contou com apoio da Fapemig e teve como desdobramento o dossiê “Desmontagem”, publicado na revista eletrônica Rascunhos: caminhos da pesquisa em artes cênicas, além do desenvolvimento de pesquisas de Mestrado e de Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema.
Ver: (http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/issue/view/1148). A continuidade da pesquisa sobre desmontagem também se reflete na presente edição, pois será um dos dispositivos utilizados durante a VII edição para o compartilhamento das pesquisas dos artistas-docentes convidados e dos inscritos para apresentar comunicação.
O II InterFaces (2012), Cena contemporânea argentina, contou com vários pesquisadores nacionais como André Carrera (UDESC), assim como a pesquisadora argentina Julia Elena Sagaseta (UNA-Argentina) e o artista Emilio Garcia Webbi (Argentina) que realizou palestra e uma oficina sobre direção. Esta edição foi um desdobramento do pós-doutorado de Narciso Telles, membro do GEAC, e gerou publicação sobre o tema com textos dos pesquisadores convidados (no prelo).
A IV edição (2013) teve como tema Técnicas e poéticas nas artes do corpo e aconteceu em Uberlândia e Monte Carmelo na abordagem de aspectos como "o trabalho sobre si" e a presença, problematizando a relação de preparação e treinamento corporal na relação com a potência do sujeito/artista. Contou com a conferência " A produção de si como obra de Arte" com Luiz Fuganti da Escola Nômade de Filosofia; palestra, oficina e espetáculo de François Kahn (França).
A V edição (2014) teve como tema a Voz e Rituais, contando com palestras, ateliês e conferências com Maud Robart (França), Thibaut Garçon (França), Nara Kaiserman (UNIRIO), Alba Lirio (RJ), Maria Thais Lima Santos (USP-SP), Tatiana Motta (UNIRIO). Parceria: UFU, USP, UNICAMP e Programa Ateliês em Artes Cênicas (PROEXT MEC A III 2013).
A VI edição (2015) do InterFaces teve como foco a linguagem da Máscara e contou com convidados brasileiros e italianos (Donato Sartori e Paola Piizzi) que são referências da área, em palestras, oficinas, open space, desmontagens de processos de criação e exposição das máscaras do acervo da UFU. Essa edição contou com a parceria da Unesp e UFAL e apoio da Fapemig e Capes.
O VII InterFaces Internacional – Performance e pedagogia: poéticas e políticas do corpo, que acontecerá entre 10 e 12 de junho de 2016 traz, na base de discussão de seu projeto, a memória de suas edições anteriores. A presente edição insere as práticas e reflexões dos pesquisadores do GEAC no campo da performance dentro de um contexto mais amplo buscando parcerias interinstitucionais (UEL, UFRJ, UFS, UNESPAR e USP) com artistas-docentes que tem trajetória respeitada de pesquisa e práticas artístico-pedagógica sobre o tema, além de convidadas internacionais.
A meta, com o compartilhamento das experiências dos convidados e membros do GEAC, é o aprofundamento de pesquisas em andamento, permitindo qualificar as pesquisas de docentes e discentes envolvidos no projeto Performance e Memória que, durante o evento, apresentarão a mostra Trans[ações], contendo atividades realizadas pelo grupo nos últimos cinco anos no MUnA.
O evento tem como público alvo artistas-docentes, pesquisadores e alunos da pós-graduação, visando intercâmbios dos alunos da pós-graduação (PPGAC e PROF-ARTES) com outros artistas, pesquisadores e professores do Brasil e do exterior. A precisão é de 100 participantes nas atividades de comunicações/desmontagens, nas palestras e atividades artísticas.
Pretende-se chegar a alguns produtos como publicação das reflexões oriundas do evento, um mapeamento do ensino da performance em instituições brasileiras, vídeos das ações realizadas pelo grupo disponibilizado em acervo digital e divulgação da pesquisa em congressos.
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